Reforço positivo social
- Valéria Rodrigues
- 17 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de ago. de 2020
O que é isso e como pode ajudar na aquisição de novos comportamentos?

Você sabia que o reforço positivo é sem dúvida um princípio importante para a mudança comportamental das crianças?
Quando queremos desenvolver ou estimular um novo comportamento em nossas crianças, uma boa estratégia é utilizar o reforço positivo social, que pode ser definido como: elogiar, comemorar ou até mesmo utilizar cócegas e outras ferramentas lúdicas para mostrar para a criança que determinado comportamento é o bom para ela e para quem está próximo dela, ou seja, quando reforçamos positivamente um comportamento as chances deste comportamento ser repetido e se tornar um hábito é maior.
Outro fator importante é que se tratando de crianças com Autismo, já encontramos possivelmente dificuldades de comunicação, desta forma ao reforçar um bom comportamento estamos mostrando na prática para criança que ela está no caminho certo, tendo muito mais impacto do que apenas orientá-la de forma verbal.
Sendo assim, as respostas ou comportamentos alvo devem ser constantemente reforçados a fim de se mudar um comportamento problema, caso seja este o objetivo, ou no caso de aquisição de novos comportamentos e habilidades. Mas lembre-se o uso de reforço positivo deve ser utilizado de forma responsável e com sabedoria, para não se tornar apenas uma moeda de troca e condicionamento e o mais importante, prefira sempre reforço positivo social, ao invés de reforçadores como prêmios e brinquedos.
Outra dica é se tornar um agente reforçador por si só para a criança, contribuindo ainda para melhora na interação social, ou seja, busque ser divertido, engraçado, assim a criança irá associar a atividade e você como algo bom e prazeroso, buscando cada vez mais pela interação.
Que tal utilizar está estratégia para ensinar novos comportamentos a sua criança Autista? Mas lembre-se, para ter o efeito esperado o comportamento da criança deve ser reforçado imediatamente!




Comentários